Menu

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bases e Conceitos II

Tema desenvolvido por Celso Goldfarb, texto editado e comentado por Marcos Leon.

Continuando...

Estávamos abordando na mensagem anterior, um dos inúmeros significados do número 9, a carta do Eremita do Tarot e a quebra do padrão triângular (depois veremos como a base 3 é fundamental e sagrada) para um novo início, continuado ao fim, ou seja, formação do círculo, que representa o número 10.

Vimos que o 10, como a quarta inteligência, representa as nove etapas em que o homem para ganhar o "status" de humano, deve vencer, melhor, deixar para trás, as nove experiências de resquícios animais em si.
Da mesma forma, entenderemos que, como foi dito, do 1 ao 10 no Tarot, temos um padrão (mais tarde abordaremos a noção de fractal) e dentro da própria jornada que o Tarot como um todo representa (somente os arcanos maiores) com seus 22 arcanos, obtemos a relação implícita nos primórdios que advém da soma teosófica :

1+2+3+4  = 10



Obviamente este 22 pode ser lido cabalísticamente de maneira simples,  2+2 = 4 e como se sabe, os 22 caminhos da árvore da vida, são análogos às 22 cartas do Tarot, sendo do arcano do Mago ao do Mundo, um total de 21arcanos maiores, e a lâmina do Bôbo (como pode ser vista abaixo), a de posição 0 e 22 simultâneamente, o que constitui o mesmo ciclo - círculo, a exemplo do número 10.



Ressaltemos ainda, que 10 +12 = 22, o que mais tarde, dentre tantos significados, veremos relações de corpo(10) e alma(12), assim como tantos outros... 

Bom, recapitulada a base,esclarecendo detalhes mais simples, continuaremos a mensagem anterior.

Válido lembrar, que este mesmo círculo, ao ser dividido em 12 partes iguais (de 30º cada) teremos a métrica vista no zodíaco, assim como a das 24 horas do dia, que nada mais é, uma sub-divisão, ou uma outra métrica, muito usada na Suméria, como veremos adiante, de base 6. Todas estas, dentro do padrão circular. Ok. Concluo, que dentro deste mesmo círculo, roda, chame do que quiser, onde posso ter então,a percepção de um padrão de 1 a 10, e outro de 10 a 12. Mais tarde, poderemos estabelecer outras correlações com outras métricas, geometrias e tradições. Há muito o que se dizer sobre estes números, incluindo os padrões vibratórios dos Chakras (tradição hindu - que será abordada aqui também de maneira exaustiva).

Bem, seguindo as etapas que levam ao reino humano de fato, poderemos nos tornar sábios, para que iniciemos nossa busca angelical. Aí éque serão conhecidos os chamados Mistérios Maiores (conforme conversremos adiante), sendo que uma das etapas para tal, é a "Descida ao Inferno", como pode ser meditado no Arcano 18, a Lua, já sabendo, que as desilusões serão muitas...

1 + 8 = 9





O número 10, é o número da Cabala, dos testes encontrados nas histórias bíblicas para ascendermos à condição angelical, como dissemos, o número do Mestre, mas para tal, dependemos de nossas escolhas, de nosso arbítrio, seja este o mais livre possível, sempre. Só depende da vontade das pessoas, dominar a décima sephirot, que é Malkulth, a última na descida da árvore da vida.
Antes disso, na descida da mesma árvore da vida, nas esferas 8, 9 e depois 10, onde até a décima sephirot, o homem via a Terra como um paraíso. Somente depois é que este passa a encarar Malkulth. Sobre todas as sephirots e suas múltiplas relações, correlações, significados, etc, trataremos somente disso em breve.

8 9 10  = 27  ---->   3 x 3 x 3  (vide 3 reinos inferiores)

Esta experiência só será testada em Kether  = 1 = 10, a primeira sephirot da árvore, A Coroa.

Reino  =  Domínio




 
No Tarot, a décima carta é a da Roda, que indica a evolução das almas, cada qual em seu determinado reino, sendo que o reino Humano é o quarto em inteligência e construção, símbolo de uma CRUZ ou também um Quadrado. Sugestivo, alguém seguir um caminho, carregar uma cruz, não ?
A inteligência do ser humano só vai até o quarto reino, descendo a árvore, equivale à quarta esfera de Chesed. Como podemos ver, este diagrama da árvore acima, está bem ilustrado, e dele, assim como de outros, escreveremos a respeito posteriormente...

Nenhum comentário: